É muito comum relacionar a ergonomia à segurança do trabalho ou ao ambiente de estudos, fábricas e escritórios, onde as pessoas passam a maior parte do tempo, mas a verdade é que a ergonomia deve estar presente em todos os lugares, inclusive dentro de casa.
Confira algumas dicas de ergonomia para ajudar nas tarefas de casa e melhorar a sua saúde.
1 – Organização de armários
Mantenha os itens utilizados com mais frequência na parte central do armário. O que for de uso médio deve ser guardado na parte inferior, e os utensílios de pouco uso devem ser armazenados na parte superior do móvel. Sempre que for acessá-los, utilize uma escada ou um banquinho para evitar a elevação dos braços ou ficar na ponta dos pés.
2 – Escolha de eletrodomésticos
Você deve levar a ergonomia em consideração também na hora de escolher móveis e eletrodomésticos para casa. Aspiradores de pó com extensores e geladeiras com freezer invertidos são ótimos exemplos de aparelhos ergonômicos.
3 – Limpeza doméstica
Utilizar um apoio para os pés ao lavar a roupa ajuda a manter o tronco mais ereto, evitando desconfortos e tensões na musculatura, da mesma forma que utilizar uma escada pequena para limpar vidros e tira o pó de lugares mais altos evita que os braços fiquem erguidos acima da cabeça, gerando desconforto e fadiga.
Outra dica é optar por cabos de rodos e vassouras mais longos, evitando flexionar o tronco.
Agora é com você! Tente identificar como a ergonomia está presente no seu dia a dia em casa e observe como algumas pequenas substituições podem melhorar a sua postura e a sua saúde.
Confira outras dicas de ergonomia no nosso blog e solicite um estudo ergonômico personalizado.